Igreja Evangélica Congregacional de Mococa
41 Anos anunciando JESUS
   Casa      Nossa História

NOSSA HISTÓRIA

Histórico da fundação da Igreja Evangélica Congregacional de Mococa Organizada em 29/06/1975

Em 1974 mudou-se para Mococa, o casal Antonio e Enilda Bianconi, oriundos da capital de São Paulo, ambos recém convertidos na Igreja Evangélica Congregacional de Parque Cruzeiro do Sul.

 Pelo fato de Antonio Bianconi ter sido mal sucedido nos negócios, chegando mesmo a ir a falência, optaram por esta cidade para reiniciarem suas vidas sob a portentosa mão do Senhor.

 Quando aqui chegaram, o casal tinha 5 filhos, todos menores e em idade escolar.

 Além do desemprego e falta de capital para iniciar um negócio, a única saída foi trabalhar como vendedor, numa área nova, nunca tentada antes por Antonio, ou seja, vender frios aos comerciantes de Ribeirão Preto e cidades circunvizinhas. Oportunidade esta que foi oferecida pelos seus primos que já trabalhavam no setor. O serviço consistia em visitar a clientela comercial, no sistema de pronta entrega, o que era feito numa perua Kombi.

 O amor pelas almas era grande entre o casal e a gratidão a Deus era imensa, pela salvação que chegou e inundou suas vidas a tal ponto, que, seu objetivo era primeiro satisfazer Àquele que os arregimentou, depois a vida secular que seria guiada por Jesus, suprindo todas as necessidades que iam dia a dia chegando.

 Aqui em Mococa, inicialmente freqüentando a Igreja Presbiteriana, fundada em l954, a qual lhes deu ampla acolhida. Mas em 29 de Junho de l975, a pedido do Pastor Jair Álvares Pinto, da I.E.C. de Parque Cruzeiro do Sul, foi iniciado os preparativos para a então igreja que hoje existe na Rua Carmo Taliberti nº 74l, em Mococa-SP. Antes deste endereço, o trabalho se iniciou num salão bem pequeno, na mesma rua, onde a freqüência era de aproximadamente 10 pessoas.

 Havia um desdobramento muito grande entre o casal e os novos convertidos, que o Senhor ia acrescentando, dia após dia.

 Algumas atividades iniciais: - Um programa de rádio aos sábados (30 minutos); Visitação aos presos na delegacia semanalmente;  Apresentação de slides, semanalmente na Praça Mãe Preta; Cultos todos os domingos na praça central; Visitas nas casas dos novos convertidos, principalmente, aos de baixa renda, que além de pregar o evangelho, proporcionavam arrumação e higienização de lares, até eliminação de piolhos; Visitas mensais ao prostíbulo da cidade, levando o evangelho aos freqüentadores e, principalmente, às prostitutas; Visitas periódicas às fazendas da região; Visitas ao hospital da cidade, periodicamente; Distribuição de folhetos em massa, e muitos outros.

 Depois de 2 anos de funcionamento, com aproximadamente 30 membros, chegou em Mococa a nossa querida missionária e irmã em Cisto, Isabel Rocha de Carvalho, que pela graça de Deus, estabeleceu domicilio na casa dos irmãos fundadores, o que muito contribuiu na formação do caráter dos filhos do casal, bem como na ampliação e desenvolvimento da fé do casal, os quais se lançaram mais ainda na obra do Mestre.

 Pela graça e misericórdia de Deus, hoje contamos com sede própria, casa pastoral, uma casa pegada a igreja, recém adquirida.

Hoje temos 3 congregações: O Betesda, localizado em Mococa, na COHAB II; São João da Boa Vista e Tambaú.

Nossa igreja foi abençoada pelos seguintes pastores que passaram por aqui: Pr. Antonio Carlos Gonçalves, Pr. Joás Gonçalves; Pr. Ary Nogueira, Pr. Marco Antonio Bloch, Pastor Sérgio Astolpho, Pr. Eli Velasques, Pr. Marcelo e Pr. Josias Pereira, que é o nosso atual pastor.

 Atualmente contamos com aproximadamente 120 membros 3 presbíteros e 5 diáconos em atividade.

Temos um ministério de louvor, o ministério Esperança, formado por membros da igreja, que louvam ao Senhor através da dança, Escola Bíblica Dominical, Mocidade, Adolescentes, União Feminina, União de Homens, Departamento Infantil, Assistência Social, além de irmãos e irmãs que tem servido ao Senhor com alegria em nosso meio.

 Nesses anos de existência da Igreja em Mococa, já saíram 7 missionários e 4 pastores. Os fundadores desta igreja viram e contemplaram o cumprimento de muitos versículos existentes na Palavra de Deus, tais como: "Buscai primeiro o Reino de Deus e sua justiça e as demais coisas serão acrescentadas".

Enquanto eles trabalhavam para sustentar a família, mas visando principalmente o reino de Deus, em todos os momentos possíveis, o Senhor tratou de providenciar todas as suas necessidades, nunca lhes deixando faltar nada.

Hoje o Presbítero Nico e Diaconisa Enilda estão de volta ao trabalho Missionário, estão à frente de nossa Congregação em Tambaú, onde vão 2 vezes por semana (quinta e domingo).
 
 

 “Com efeito, grandes coisas tem feito o Senhor por nós e por isso estamos alegres”.



Site criado por Josias Pereira - julho 2009